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5 de fevereiro de 2020

Como abrir uma empresa em 10 passos

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Como abrir uma empresa em 10 passos e colher bons resultados


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TEMPO ESTIMADO DE LEITURA: 15 MINUTOS

É comum que algumas pessoas tenham boas ideias para um empreendimento promissor, porém, não sabem como abrir uma empresa. O preparo que possibilita dar vida a essa ideia pode ser uma tarefa um pouco penosa, exigindo paciência e uma pitada de inovação. No entanto, acredite, não há recompensa maior do que ver sua empresa ganhar forma e colher resultados positivos.

Quer tirar sua ideia do papel, entender como abrir uma empresa e vê-la caminhar sozinha? Então, listamos uma sequência de ações que vão te auxiliar na transformação do seu sonho em realidade.

Acompanhe os 10 passos para abrir uma empresa e fazer bons negócios!

1.    Anote tudo

Em primeiro lugar, cabe ao idealizador do negócio fazer uma reflexão sobre…

 – Você tem a habilidade necessária para desenvolver o produto ou serviço que quer vender e tem prazer em trabalhar com este ramo de negócio? Lembre-se que afinidade com o que faz é crucial para a sobrevivência da ideia; afinal, a liderança é sua.

Dito isso, faça um brainstorming e anote todo o possível para estruturar suas ideias. 

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brainstorming

s.m. (inglês) Tempestade de ideias.

__

Passá-las para o papel facilita muito a visualização do que você realmente espera e dos possíveis planos de ação. Aliás, essas ideias vão te ajudar bastante no passo 5, que trataremos a seguir. Ou seja, você terá uma visão clara do que deseja alcançar e poderá identificar estratégias e medidas concretas para alcançar seus objetivos.

Também, uma boa opção para dar mais clareza sobre o negócio é a participação em eventos. Ao escolher eventos que possam expandir seus conhecimentos sobre o produto, mercado e concorrência, ou mesmo eventos específicos para quem quer abrir uma empresa, você pode agregar valor para a sua tempestade de ideias.

2.    Conheça o cenário e prepare o terreno

Para entender como abrir uma empresa é necessário saber onde está pisando. Por isso, mapeie as variáveis que impactam um negócio. 

Como exemplos destas variáveis, temos:

– Público-alvo
– Concorrência
– Fornecedores
– Dinâmica do mercado (padrões de consumo do setor, taxas de crescimento e retração)

Esse levantamento de dados previne surpresas desagradáveis na medida em que você conhece as variáveis relevantes e pode antecipar seus movimentos. Ou seja, analise tanto quanto puder o universo do ramo em que vai criar sua empresa e tenha uma visão macro que possibilite tirar vantagens.

Concordamos plenamente que o objetivo é sair do óbvio e se destacar. Por isso, com as informações em mãos, vamos agora organizá-las de forma estruturada, avançando para o próximo passo.

3.    Desenvolvendo um Plano de Negócios – organização é essencial

O Plano de Negócios, sem dúvida, é um instrumento crucial para o início de um negócio. Ele orienta e direciona as ações de acordo com as metas pré-estabelecidas, exercendo um impacto significativo na saúde financeira do empreendimento.

O Plano de Negócios estrutura de maneira sistemática a lógica de funcionamento da empresa, estabelecendo relações entre diversos elementos, tais como:

– Público
– Produto / serviço
– Estrutura física
– Metas e objetivos
– Aspectos financeiros
– Marketing e vendas

Por meio do Plano de Negócios, é possível realizar uma avaliação abrangente da capacidade de geração de lucro da empresa. Isso envolve a análise minuciosa dos custos, preços, fluxo de caixa e outros números essenciais para o processo. Portanto, é fundamental incluir no Plano todos os valores relevantes para o negócio. A seguir, apresentamos alguns exemplos de valores que devem ser considerados:

– Custos fixos
– Custos variáveis
– Fluxo de caixa necessário
– Estimativa de progressão dos custos x lucro ao longo do tempo
– Retorno de investimento esperado e prazo

Quando mencionamos o Plano de Negócios, é natural que diversos tipos de documentos venham à mente, sejam eles em formato de texto, gráfico ou planilha. No entanto, independentemente do tipo de documento escolhido, o que importa é a estruturação e a relevância das informações nele contidas. O documento ideal é aquele que engloba os dados essenciais para o seu negócio e permite a orientação das ações de forma eficaz. Em última análise, o mais importante é o conteúdo, não importando a forma em que ele é apresentado.

Antes de abrir uma empresa, portanto, desenvolva um bom Plano de Negócios que registre os detalhes do empreendimento e, a partir dele, visualize seus próximos passos. Quanto mais detalhado for, maior sua previsibilidade e propensão a bons negócios.

Com o Plano montado, vamos dar início à abertura da empresa.

4.    Atenção às questões legais. Como abrir uma empresa dentro da lei?

Em quarto lugar, é importante que o empreendedor siga os aspectos legais de abertura da empresa e alinhe as questões burocráticas (ok, talvez seja um pouco entediante, mas esse passo não pode ser menosprezado). Essas questões definem as obrigações da empresa em pontos como impostos e área trabalhista, bem como direitos e deveres dos empresários por meio do Contrato Social.

Assim, entre outras ações:

a) Primeiro, verifique o tipo da empresa: Ltda, Eireli, Empresa Individual, MEI, SS, SA.

b) Depois, defina sua atividade: indústria, varejo, atacado, serviços.

c) Então, faça a pesquisa do nome empresarial e registro na Junta Comercial.

d) Em seguida, verifique se a atividade pode ser exercida no endereço escolhido, através de pesquisa na Prefeitura, e obtenha o Alvará de Localização e Funcionamento.

e) Por fim, obtenha a inscrição estadual e registro em órgãos reguladores, se for o caso.

Para te auxiliar com os itens mencionados acima, é fundamental contar com uma dupla que desempenha papéis essenciais: o advogado e o contador.

O contador desempenha um papel crucial nos aspectos legais da abertura da empresa, fornecendo orientações sobre os benefícios e obrigações envolvidos. Além disso, ele é responsável por grande parte do sucesso financeiro da organização.

Por sua vez, o advogado atua tanto em questões gerais como em situações específicas, auxiliando na prevenção de ações indesejadas. Ainda, não abrir mão da segurança jurídica é fundamental em todas as circunstâncias.

Ao escolher o contador e o advogado, é necessário fazê-lo com cuidado. Nesse sentido, é importante levar em consideração que esses profissionais estarão ao seu lado durante toda a trajetória da empresa. Ou seja, a seleção deve ser feita com atenção, considerando a expertise, a confiabilidade e a capacidade de oferecer suporte adequado em questões contábeis e legais.

Essa parceria sólida contribuirá para o sucesso e a conformidade do seu negócio. Confiança e responsabilidade são palavras-chave nessa relação, pois é preciso contar com profissionais em quem se possa confiar plenamente.

Com a contabilidade e área jurídica em dia, você:

– Mantém a saúde contábil da empresa;
– Mantém seu negócio de acordo com a norma vigente;
– Realiza seu planejamento tributário e torna-se mais competitivo.

E agora… com o perdão da repetição: passamos da área legal para a parte legal.

5.    Defina sua Cultura Organizacional – missão, visão e valores

A Cultura de sua empresa direciona todos os colaboradores para uma mesma visão e os conduz pelo mesmo caminho. Essa identidade da empresa impacta na maneira como ela se posiciona no mercado, nos processos internos e em sua comunicação. Pode não parecer, mas isso vale, especialmente, para quem ainda vai abrir uma empresa, seja qual for o tamanho. Por isso, defina sua cultura, respondendo às seguintes questões:

– Missão: qual a razão de ser da empresa, para que ela existe?
– Visão: onde ela quer chegar, qual é o seu ideal?
– Valores: quais valores melhor representam a empresa e são mais relevantes para a missão e a visão?

A partir destas respostas, o farol que guiará seu barco será ligado.

6.    Escolha e desenvolva a sua equipe

Com a empresa legalizada e Cultura definida, você precisa tratar dos recursos que irão movimentá-la, ou seja, seus colaboradores!

A equipe é um dos mais importantes recursos da empresa – se não o mais importante. A partir dela, a organização entra em funcionamento; por isso é muito importante trazer pessoas com vontade de trabalhar e que se comprometam com a cultura da empresa e suas metas.

Antes de buscar as pessoas, defina com clareza quais funções são necessárias. A partir disso, busque os profissionais adequados para cada função.

Para encontrar as pessoas certas, você pode pedir indicações de familiares e conhecidos, ou fazer pesquisa de profissionais na internet, por exemplo. Felizmente, a rede traz muitas possibilidades de pesquisa. A rede social LinkedIn é uma boa opção para buscar profissionais. No LinkedIn, é possível visualizar a experiência profissional e habilidades da pessoa, bem como entrar em contato com ela diretamente.

Ainda, caso queira e possa investir, pode-se solicitar currículos para empresas de Recursos Humanos. Importante descrever com minúcia todas as habilidades esperadas do profissional, para que eles possam acertar na escolha.

Com a equipe formada, preocupe-se em criar um ambiente de trabalho favorável e manter este clima de bem estar, permeado pela Cultura da empresa. Lembre-se que um ambiente de trabalho favorável não é necessariamente sinônimo de super equipamentos e demais bens materiais (embora eles sejam importantes). Ele é construído com base nos valores e respeito mútuo entre as pessoas.

Com a equipe montada e motivada, vamos agora falar de outro público bastante relevante.

7.    Conheça seu cliente

Como abrir uma empresa sem saber para quem se vende? O primeiro passo essencial que permite à empresa conhecer e se comunicar efetivamente com o cliente é a criação da persona.

Mas o que é uma persona?

Uma persona é a representação fictícia de uma pessoa, baseada em dados reais do público-alvo da empresa.

A persona engloba as principais características do cliente-alvo, fornecendo informações valiosas que nos permitem determinar a melhor abordagem para alcançá-lo. Toda a comunicação externa da empresa e suas estratégias dependem disso. Por isso, pegue todas as informações que você coletou nos passos 1, 2 e 3 e monte suas personas.

Conhecer o comportamento e as preferências das personas é extremamente vantajoso. Através desse exercício de escuta e compreensão do cliente, podemos identificar a relevância do nosso produto e, se necessário, realizar adaptações. Não há problema em ajustá-lo, afinal, sobrevive aquele que se adapta às mudanças.

Com a persona devidamente definida, podemos avançar para o próximo passo: a construção da sua marca!

8.    Registre sua Marca. Como abrir uma empresa forte para o público?

A marca é o rosto da sua empresa, representando-a diante dos clientes e demais públicos. Por isso, dada a sua relevância, é fundamental que esse rosto represente de forma precisa a identidade da sua organização e seja exclusivo.

Portanto, é importante garantir que sua marca seja única e transmita os valores e a personalidade da sua empresa de maneira clara e consistente.

Como assim?

Deixe-me explicar: imagine que sua empresa escolhe o nome da marca e faz todo o trabalho de desenvolvimento da logo. Tempo e recursos investidos, mas o resultado final ficou muito bom. Devemos ficar felizes e satisfeitos? Bem, a resposta não é tão simples. Afinal, existe a possibilidade de outra empresa já utilizar o mesmo nome, ou até mesmo um nome semelhante, ao que você escolheu. Se isso ocorrer, todo o esforço investido pode ser em vão.

Assim, antes de iniciar o trabalho de construção da marca, você precisa preocupar-se com o registro.

O Registro da Marca pode ser feito por empresa terceirizada ou por conta própria, no site do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Para fazer o registro, é bem importante realizar a pesquisa de anterioridade, que verifica se já existe nome idêntico ou similar ao seu, na classe do seu produto ou serviço. 

A partir do Registro, pode se concentrar na divulgação da sua marca!

9.  Apareça para o Mundo

Chega a hora de colocar a sua empresa em evidência. No entanto, de nada adianta ter um produto ou serviço para venda se ninguém sabe disso.

Portanto, é crucial investir em estratégias de marketing e comunicação eficazes para alcançar o público-alvo e aumentar a visibilidade da empresa.

É importante utilizar diferentes canais de divulgação, como mídias sociais, publicidade online, eventos, parcerias e outros meios para garantir que as informações sobre sua empresa e o que ela oferece cheguem ao público certo. Somente assim será possível atrair clientes e impulsionar o crescimento do negócio.

Por meio de um trabalho conjunto de marketing e vendas, é preciso definir os canais de venda e colocar seu produto em destaque neles. Além disso, na era do Inbound Marketing, não basta apenas ir até o consumidor e apresentar o produto, é necessário que o consumidor venha até você. Nesse sentido, a tendência é que ele só venha se sentir uma conexão com a sua empresa e seus valores.

Portanto, é fundamental estabelecer uma estratégia de marketing que envolva a criação de conteúdo relevante, a construção de relacionamentos e a oferta de valor aos consumidores. Ao adotar essa abordagem, você estará criando as condições ideais para atrair e engajar seu público-alvo de maneira efetiva.

Para atingir os consumidores atuais, você precisa:

– Desenvolver uma Identidade visual alinhada com a sua marca e Cultura;
– Ter um site responsivo e alinhado com práticas de SEO;
– Ter presença em redes sociais importantes para a persona;
– Disponibilizar conteúdo relevante;
– Promover o engajamento dos clientes com a marca.

Acabou? Não!

Existem inúmeras ações que podem trazer visibilidade e vendas para a sua empresa. Neste sentido, é importante ressaltar que não economizar no planejamento de marketing e estar atento ao retorno do investimento são passos essenciais. Além disso, para obter resultados favoráveis, um bom trabalho de marketing e vendas é fundamental.

Por outro lado, é válido lembrar que o marketing é um investimento, ou seja, uma estratégia para promover a empresa e seus produtos, enquanto a venda representa a satisfação do cliente ao adquirir esses produtos. Por isso, ao implementar um planejamento de marketing eficiente, as vendas podem ser impulsionadas, resultando em maior satisfação e sucesso para a empresa.

10.   Desenvolva Relacionamentos

Por último, no caminho para construir uma marca lembrada pelo público e como abrir uma empresa, o relacionamento é condição sine qua non para a construção de uma empresa sólida.

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condição sine qua non

loc.adj. (latim) Condição sem a qual não se pode fazer algo.

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Desde Aristóteles, já se diz que o homem só se realiza plenamente enquanto ser social.

Bom Relacionamento entre Stakeholders

Relacionamento com os colaboradores da empresa, com clientes, fornecedores, comunidade, demais públicos de interesse. 

Para cada um destes públicos, você precisa desenvolver uma estratégia que resulte em uma parceria ganha-ganha. Esta frase, embora clichê na teoria, é trabalhosa para ser obtida na prática. Em função disso, é comum observar trocas que são mais vantajosas para um dos lados.

Para desenvolver parcerias ganha-ganha, você precisa fazer a sua parte.

Alguns pontos importantes para isso são: você precisa saber o que este público espera de você, quais expectativas você criou e precisa cumprir, o que é valor para ele e quais os pontos sensíveis da relação.

Surpreenda, cumpra suas obrigações e pague suas dívidas como se elas tivessem sido assinadas por Deus.

No quesito relacionamento, precisamos citar também a importância do networking. Além disso, o networking desempenha um papel fundamental no mundo dos negócios. Networking significa desenvolver uma rede de contatos para a troca de informações e experiência. Ademais, essa rede pode ser usada para outras finalidades, tais como fortalecer a imagem profissional e encontrar oportunidades de negócios.

Para formar e desenvolver sua rede de contatos, é essencial participar de grupos formados por empresários. Também, é recomendável conviver com pessoas que possam agregar valor às suas ideias e experimentos. Dessa forma, você poderá compartilhar as suas ideias, inspirar confiança e estar atento aos principais debates.

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Legal. Chegamos até aqui com vários dados para processar.

Vamos recapitular: Brainstorming, Coleta de Dados, Plano de Negócios, Aspectos Legais, Cultura Organizacional, Equipe, Cliente, Marca, Visibilidade e Relacionamento.

Para avançarmos um pouco mais no assunto de abertura de empresa, vamos debater sobre um último ponto.

Passo bônus: Como abrir uma empresa com os recursos que tenho? Preciso buscar investimento?

No passo 3, você montou seu Plano de Negócios e definiu os valores necessários para iniciar a sua empresa. Nesse contexto, é importante ressaltar que, dependendo dos objetivos e metas a que se propôs, um investimento pode se fazer necessário para concretizar ou acelerar o seu sonho.

Ademais, para buscar investidores, você precisa apresentar um plano de negócios consistente. Afinal, dificilmente alguém irá investir seu dinheiro e tempo sem vislumbrar um retorno deste investimento ou sem uma garantia. Portanto, é crucial demonstrar claramente a viabilidade e o potencial de lucro do seu empreendimento.

Não, investidores não fazem caridade, e sim, esperam um retorno.

Portanto, caso seja necessário recorrer ao capital externo, existem algumas opções:

Sócio investidor

Pessoa ou empresa que irá ingressar na sociedade e participar do gerenciamento. Normalmente entra com a maior parte do capital. Caso você opte por um sócio investidor, escolha muito bem quem será, pois ele acompanhará sua gestão e pode impactar nela, de forma positiva ou negativa. 

Bancos

Solicitar empréstimo em banco pode ser um boa saída para angariar recursos a curto prazo. A disposição de um banco para lhe conceder um empréstimo, no entanto, vai depender do risco que seu negócio apresenta, apresentação de garantias, entre outras exigências. Atenção com a taxa de juros, que pode ser um ponto negativo na escolha do financiamento bancário.

Programas de incentivo

É possível obter capital em programas promovidos pelo governo, como linhas de crédito do BNDES a microempresas, por exemplo. Para conquistá-las, você precisa estar atento aos requisitos e prazos.

Investidor-anjo

O chamado anjo é o investidor que dispõe de uma porcentagem do próprio patrimônio para viabilizar um negócio. O investidor-anjo tende a ser mais participativo na evolução da empresa, colaborando com ideias e tendências. Ele, portanto, não traz somente capital financeiro, mas intelectual. Isso mesmo! Não só de dinheiro são feitos os investidores! Na verdade, o capital intelectual pode trazer muito mais benefícios para a sua empresa do que um capital financeiro. 

Ou seja, não basta ter dinheiro, você precisa saber como usá-lo e onde investi-lo.

Por fim, não espere mais para tirar a sua ideia do papel. Siga os passos acima e conecte-se com o trabalhoso – mas gratificante – mundo do empreendedorismo, e colocar em prático os 10 passos sobre como abrir uma empresa.

Nos próximos artigos do Blog, nós vamos esmiuçar alguns dos passos acima, trazendo dicas bem legais para movimentar a sua empresa.

Temos bastante trabalho pela frente, então, mãos à obra!

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