Você também pode ouvir esse artigo no player acima.
TEMPO ESTIMADO DE LEITURA: 3 MINUTOS
Gestores atentos se preocupam com o bom relacionamento entre os colaboradores e com o clima organizacional do seu ambiente de trabalho. Do mesmo modo, essas são questões fundamentais que refletem nos negócios, na produtividade e na satisfação não apenas do cliente, mas de quem produz.
Nesse sentido, como já comentamos aqui no blog, o engajamento da equipe e uma Cultura Organizacional sólida impactam fundamentalmente nos resultados. Portanto, há uma necessidade de se implementar uma gestão que valorize tal cultura, seja qual for o ramo em que a organização está inserida.
As expectativas no ambiente de trabalho
A gestão das expectativas é um fator, muitas vezes, negligenciado pelas empresas. Gerir de forma benéfica as expectativas dos colaboradores proporciona um bom ambiente de trabalho e maior engajamento.
Acima de tudo, saber ouvir faz toda a diferença. Portanto, quais são as expectativas da sua equipe? As insatisfações, as sugestões?
Os gestores e donos precisam inserir esses pontos de vista nas discussões, a fim de conduzir decisões, estabelecer prioridades e melhorar o clima organizacional da empresa. Essa será a temática do nosso próximo tópico.
Criando um bom clima organizacional
O clima organizacional nada mais é do que o conjunto de sentimentos que permeia a empresa, emanado de todos os integrantes da equipe. Por isso, avaliar o clima organizacional permite observar os pontos positivos do ambiente de trabalho, bem como questões que precisam ser discutidas e aprimoradas.
É possível perceber esse clima na empresa por meio de levantamentos internos que permitam compreender os níveis de satisfação da equipe, identificar áreas de melhoria e avaliar a efetividade dos modelos de gestão empregados, além de outros fatores.
As expectativas que tratamos anteriormente também são um bom termômetro para averiguar a motivação dos colaboradores e os relacionamentos internos.
E qual a importância disso tudo?
Enfim, uma empresa é fundamentalmente composta pelo esforço das pessoas que nela trabalham e os diversos aspectos do dia-a-dia, as notícias e os desafios influenciam cada um de diferentes formas. Em outras palavras, quando estes fatores são bem administrados, são capazes de gerar a integração e empatia que faz a diferença nos resultados.
E o que podemos fazer?
As medidas que visam proporcionar um ambiente cada vez mais agradável entre os colaboradores, concedendo-lhes voz e oportunidades de melhoria, são sempre válidas.
Vejamos algumas:
- Feedbacks frequentes;
- Feedforwards (olhar para a frente e desenvolver habilidades);
- Respeito mútuo;
- Cooperação entre os profissionais;
- Elogios ao esforço de cada um, assim como o reconhecimento e o incentivo;
- Transparência nas informações;
- Funções e responsabilidades bem definidas;
- Boa integração de colaboradores recém-contratados;
- Programações diferenciadas;
- E finalmente, respeito à segurança ocupacional.
Ou seja, um ambiente agradável proporciona um melhor desenvolvimento de tarefas e, certamente, é onde todos nós queremos estar.
E a sua equipe, está bem alinhada?