Close
2 de setembro de 2020

Clima Organizacional e Colaboradores

Compartilhe este post nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Você também pode ouvir esse artigo no player acima.

TEMPO ESTIMADO DE LEITURA: 3 minutos

Gestores atentos se preocupam com o bom relacionamento entre os colaboradores e com o clima organizacional do seu ambiente de trabalho. Estas são questões fundamentais que refletem nos negócios, na produtividade e na satisfação não apenas do cliente, mas de quem produz.

Como já comentamos aqui no blog, o engajamento da equipe e uma Cultura Organizacional sólida impactam fundamentalmente nos resultados. Há, portanto, a necessidade de se implementar uma gestão que valorize tal cultura, seja qual for o ramo em que a organização está inserida. 

As expectativas no ambiente de trabalho

A gestão das expectativas é um fator, muitas vezes, negligenciado pelas empresas. Gerir de forma benéfica as expectativas dos colaboradores proporciona um bom ambiente de trabalho e maior engajamento. 

Saber ouvir faz toda a diferença. Quais são as expectativas da sua equipe? As insatisfações, as sugestões?

Estes pontos de vista são importantes e precisam ser inseridos nas discussões dos gestores e donos, de forma a conduzirem decisões, estabelecerem prioridades e melhorarem o clima organizacional da empresa, tema do nosso próximo tópico.

Criando um bom clima organizacional

O clima organizacional nada mais é do que o conjunto de sentimentos que permeia a empresa, emanado de todos os integrantes da equipe. Avaliar o clima organizacional permite observar os pontos positivos do ambiente de trabalho, bem como questões que precisam ser discutidas e aprimoradas.

O clima organizacional pode ser percebido através de levantamentos internos que permitam compreender os níveis de satisfação da equipe, o que pode ser melhorado, a efetividade dos modelos de gestão empregados, entre outros fatores.

As expectativas que tratamos anteriormente também são um bom termômetro para averiguar a motivação dos colaboradores e os relacionamentos internos.

E qual a importância disso tudo? 

Bom, uma empresa é fundamentalmente composta pelo esforço das pessoas que nela trabalham e os diversos aspectos do dia-a-dia, as notícias e os desafios influenciam cada um de diferentes formas. Quando estes fatores são bem administrados, são capazes de gerar a integração e empatia que faz a diferença nos resultados.

E o que podemos fazer?

As medidas que visam proporcionar um ambiente cada vez mais agradável entre os colaboradores, concedendo-lhes voz e oportunidades de melhoria, são sempre válidas. 

Vejamos algumas:

  • Feedbacks frequentes;
  • Feedforwards (olhar para a frente e desenvolver habilidades);
  • Respeito mútuo;
  • Cooperação entre os profissionais;
  • Elogios ao esforço de cada um, assim como o reconhecimento e o incentivo;
  • Transparência nas informações;
  • Funções e responsabilidades bem definidas;
  • Boa integração de colaboradores recém-contratados;
  • Programações diferenciadas;
  • Respeito à segurança ocupacional.

Um ambiente agradável proporciona um melhor desenvolvimento de tarefas e, certamente, é onde todos nós queremos estar.

E a sua equipe, está bem alinhada?

Você também pode gostar de:

×