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7 de fevereiro de 2020

Onde estamos e para onde vamos

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A importância da Cultura Organizacional

Você também pode ouvir esse artigo no player acima. 🙂

TEMPO ESTIMADO DE LEITURA: 7 min

Toda empresa tem uma identidade e transmite alguma personalidade, seja ela bem definida, organizada ou mesmo confusa e imprecisa. Essa personalidade atinge as pessoas em contato com a empresa. O desenvolvimento da equipe, por exemplo, depende de um estilo de liderança, enquanto a liderança depende do foco que se tem, na qualidade de organização.

É extremamente importante que você, gestor, saiba o motivo pelo qual sua empresa existe (e não estamos falando de lucro, ainda) e onde sua empresa quer chegar. Mais do que isso, os colaboradores precisam ter em mente os valores que os norteiam. Essa definição da “alma” da empresa é um fator decisivo para o sucesso do negócio. É uma necessidade para que qualquer equipe se reconheça, de fato, como parte da empresa, acredite no que ela propõe e vista a camisa.

Pense nisso por um instante: seus colaboradores estão realmente focados para o mesmo objetivo e cientes do caminho para atingi-lo? O que os guia? O que os move?

Cultura organizacional?

A Cultura Organizacional é, resumidamente, o conjunto de valores dos membros de sua empresa, as crenças que norteiam o planejamento e todas as ações. 

Importante destacar que, independentemente do tamanho da equipe, a cultura não se restringe ao primeiro escalão. A ideia de uma identidade deve percorrer todos os níveis hierárquicos. Um descompasso entre liderança e colaboradores reflete diretamente em resultados negativos (e não é isso o que queremos!).

A unidade de seu time de trabalho demonstra a solidez de sua cultura organizacional e a importância a ela oferecida.

Missão – Visão – Valores

O passo fundamental para criar uma cultura forte é definir com clareza o Norte da empresa: missão visão valores. Esse tripé é o DNA da organização, ponto de partida para o planejamento estratégico, bem como para coesão dos princípios dos profissionais e de suas ambições. 

Para boa parte dos empresários, a cultura acaba impressa num papel esquecido no fundo de uma gaveta. Não se dão conta de que ela é a responsável pelo sucesso de empresas consolidadas. A perspectiva de uma equipe depende da maneira como a corporação se coloca frente aos seus públicos, e o que se espera do futuro. Além disso, organizações sólidas tendem a desenvolver gestores capacitados, pois cultivam desde cedo seus valores.

Renegar a importância da Cultura pode lhe custar o crescimento, um erro relativamente comum.

Vamos, então, exemplificar estes conceitos de missão, visão e valores.

A Missão de uma empresa é sua razão de ser e existir, seu Valor (não preço) e para quem no mundo este valor se destina.

Vejamos um exemplo: a missão da Alpargatas, empresa detentora de marcas como Havaianas e Mizuno, é “ser uma empresa global de marcas desejadas nos segmentos de calçados, vestuário e acessórios”. Nesta missão, ela define sua razão para existir (vender marcas de calçados, vestuários e acessórios) e para quem se destina (o mundo todo).  Note que a realidade da empresa está alinhada com a missão, já que os produtos da Alpargatas são desejados e vendidos no mundo todo.

A Missão deve permanecer clara na mente dos colaboradores, tendo-se a noção do impacto que eles próprios causam, pois é graças a eles que uma missão torna-se possível de ser cumprida. Cabe ao gestor encarar o desafio de mantê-la viva no ambiente corporativo.

A Visão, por sua vez, demonstra onde a empresa quer chegar. Uma espécie de sonho a ser atingido, um modelo ideal de empresa consolidada no mercado no que diz respeito a produtos e consumidores. 

Vamos observar outro exemplo: a visão da Ford é “ser a empresa líder mundial na avaliação do consumidor em produtos e serviços automotivos”. É um status ideal que o empreendimento pretende atingir e pode chegar. 

Mas importante lembrar: a visão não é exclusiva às grandes corporações! É fundamental que qualquer empresa – independente do porte – visualize um ponto de “perfeição” a atingir.

Permeando missão e visão, tem-se os valores.

Os Valores são as regras e os conceitos, que todos que compõem a companhia devem seguir. São balizadores das ações no caminho para atingir o que foi definido na missão e visão.

Como exemplo de valores, tem-se: respeito, compromisso, qualidade, sustentabilidade, bem estar dos colaboradores.

Vejamos: a última revolução dos telefones celulares foi promovida por qual marca? Apple! A empresa que leva como valor a inovação. Um exemplo evidente sobre o casamento entre valor e ações.

Missão em mente, visão do futuro, regras a seguir

O objetivo da Cultura Organizacional é estabelecer não só um ambiente saudável para as relações pessoais, mas também um terreno fértil para negócios promissores, conectado à uma linha mestra que guia e encaminha seu time ao mais claro objetivo, enquanto empresa. Todos os movimentos desta equipe são, portanto, planejados e programados para objetivos em comum. Todos têm uma missão, vislumbram *o futuro e seguem regras para isso.

E como fazer isso?

Para definir a sua Cultura Organizacional, você pode seguir o seguinte passo a passo:

– Reunir as pessoas-chave da organização (gestores, influenciadores, e todos aqueles que entender necessário). Pode ser apenas você mesmo, na condição de dono e idealizador.

– Colocar no papel – em formato de brainstorming – as respostas para as seguintes perguntas: para que a empresa existe? Onde ela quer chegar? Quais valores são mais importantes para atingir nossos objetivos? Este processo pode levar horas, dias ou até semanas para ser finalizado.*

– Estruture as informações, separando a razão de existir da empresa dos sonhos / objetivos, e elimine as respostas que considerar inadequadas e/ou fora do foco da empresa.

– Escreva – a partir do conteúdo obtido – a missão, visão e valores. Sim, pode não ser tão simples quanto parece, mas a partir dos passos acima, os conceitos virão.

– Transmita os conceitos de Missão, Visão e Valores obtidos para a equipe, esclarecendo dúvidas e verificando se houve entendimento pleno de todos eles.

– Deixe os conceitos disponíveis em local visível e verifique dia a dia a aplicação prática de cada um deles, reforçando-os constantemente.

Caso você precise de ajuda para este passo a passo, uma Consultoria voltada para resultados pode te auxiliar a estabelecer o foco exato de seu empreendimento, bem como viabilizar os meios pelos quais os objetivos e metas serão atingidos. Os resultados são percebidos tanto no ambiente de trabalho como na relação com o cliente. Uma equipe engajada com seu líder e focada no cliente é, acima de tudo, uma lucrativa e duradoura recompensa.

Agora, com a personalidade de sua empresa fixada e uma consciência coletiva como fundamento, vamos definir os objetivos e metas da sua empresa?! Acompanhe o nosso próximo artigo e coloque seus planos em prática!

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