Close
22 de abril de 2020

Manter e fidelizar o público – Conheça essas estratégias

Compartilhe este post nas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Como encantar o cliente?


Você também pode ouvir esse artigo no player acima. 🙂
TEMPO ESTIMADO DE LEITURA: 8 MINUTOS

Todos nós buscamos uma boa relação com nossos clientes ativos, bem como um fluxo constante de novos clientes. Um trabalho bem feito no pré e pós-venda, seguido por outros fatores igualmente relevantes – produto/serviço de qualidade, inovação, entre outros – garantem que a empresa mantenha um quadro favorável de clientes. E aqui entramos no assunto sobre como manter e fidelizar o público.

Bom, falar é fácil. No entanto, na prática, ajustar este processo e manter os clientes satisfeitos requer muitas estratégias.

Em tempos de conexão na rede e exposição a uma infinita quantidade de informações, a equação empresa + cliente precisa ser formulada e reformulada constantemente.

Portanto, para atuar na transformação deste cenário, separamos algumas estratégias para encantar os clientes de forma a fidelizá-los e torná-los defensores da sua marca. Dessa forma, é possível estabelecer um relacionamento duradouro com o cliente, baseado em confiança e satisfação, garantindo a sua lealdade e recomendando a empresa para outros potenciais clientes.

Confira!

1. Estratégia de Marketing: a base para aumentar o valor da marca

O primeiro ponto para fidelizar clientes é possuir uma estratégia de marketing bem definida. 

Por meio do marketing, você alinha o caminho a ser seguido, com base nas metas pré-estipuladas, e desenvolve o rosto e personalidade da marca, de forma a criar uma conexão com o público-alvo.

As estratégias de marketing englobam tanto as mídias online quanto offline. 

Vejamos algumas delas:

– Demonstrar os diferenciais que sua empresa oferece

O público valoriza as empresas que possuem diferenciais e essa é uma ótima maneira de fidelizar clientes. Lembre-se que manter um cliente é muito mais barato do que conquistá-lo.

– Investir em materiais gráficos para bem mostrar o ‘rosto’ da empresa

A sua marca é um bem intangível e precisa ser corretamente apresentada em todos os pontos de contato com o cliente.

– Desenvolver um site que mostre a sua personalidade, cultura e traga as principais informações sobre o seu negócio

Nos dias atuais, é muito importante ter presença na internet para poder ser encontrado pelos clientes e mostrar o seu produto / serviço.

2. Entenda seu cliente: o X da questão para manter e fidelizar o público

Para angariar e manter um cliente, você precisa entendê-lo. Quanto mais detalhes, melhor. A sensibilidade em escutar e entender o que o cliente busca, seus problemas e aflições, é o que permite propor soluções adequadas e efetivas.

É importante citar que escutar o cliente não se resume apenas à empatia de quem está na ponta, geralmente o vendedor ou a área comercial. Além disso, é fundamental ter uma consciência coletiva dentro da própria empresa em relação à sua comunicação. Isso significa que todos os membros da equipe devem compreender o cliente e suas demandas.

Por conseguinte, a comunicação eficaz e alinhada com as necessidades do público-alvo é garantida. Dessa maneira, é possível estabelecer uma comunicação eficaz e alinhada com as necessidades do público-alvo.

Um exercício interessante é tentar mudar seu próprio ponto de vista, colocando-se no lugar do cliente. Além disso, buscar um feedback honesto e encará-lo como um passo para avançar é essencial. Observe que esse cuidado facilita a personalização do atendimento e se torna um ótimo fator de fidelização.

Neste sentido, preste atenção aos anseios do cliente de maneira que seja possível proporcionar não apenas um produto ou serviço, mas uma experiência agradável e construtiva, de fato.

3. Visibilidade na rede: se jogue nas redes sociais

Hoje, uma das principais maneiras de tornar sua marca conhecida é marcando presença no meio em que as pessoas mais dedicam sua atenção, a web. Análises do Google mostram que bilhões de pesquisas são realizadas diariamente, portanto, é importante estar presente na rede de forma positiva para alcançar e fidelizar o público-alvo.

Imagine que seu cliente está no sofá, de forma despretensiosa, passando por conteúdos variados em uma rede social ou pesquisando algo qualquer. No entanto, neste momento, existem várias empresas por trás, bombardeando-o de informações. Esse ato de ‘repouso’ é, na verdade, um momento silenciosamente ativo.

Tudo isso pode soar um pouco “Black Mirror”, seriado conhecido por tratar das consequências imprevistas da tecnologia. No entanto, é importante ter calma, pois é apenas mais um dos efeitos da massificação tecnológica.

Nesse contexto, é importante que se adotem estratégias diferenciadas para se destacar em meio a esse bombardeio de informações.

É preciso captar a atenção do cliente de forma autêntica e relevante. Assim, é possível estabelecer uma conexão verdadeira com o público-alvo, em vez de apenas contribuir para o ruído digital. Essa abordagem cuidadosa e estratégica ajudará a sua empresa a se destacar em meio a tantas opções e a conquistar a preferência do cliente.

E neste contexto, o marketing digital entra em cena. Se uma empresa não se posiciona nesse ambiente de grande tráfego na web, ela corre o risco de não ser vista e, consequentemente, não ser lembrada. Por isso, conceda atenção para as redes sociais de sua empresa. Veja alguns aspectos importantes:

– Tenha um bom planejamento para as redes sociais

É ali que muitas pessoas passam boa parte de seu dia, e consequentemente, elas esperam conteúdos atrativos e informativos. Nesse sentido, vídeos, imagens de qualidade e textos bem escritos são boas formas de atrair potenciais clientes e disponibilizar conteúdo de qualidade para os clientes atuais. Essas estratégias visam engajar o público e manter uma presença relevante nas plataformas digitais.

– Invista em campanhas patrocinadas

As redes sociais são uma vitrine e, portanto, proporcionam ao cliente a facilidade em conhecer melhor a sua empresa e seus produtos. Além disso, as campanhas patrocinadas nestas redes são uma maneira de publicidade online que costuma gerar bons resultados quando bem segmentadas e atrativas. Nesse sentido, o custo-benefício se mostra benéfico, uma vez que é possível alcançar um público específico de forma eficiente e com investimentos adequados.

Hoje em dia, é muito fácil investir em marketing sem sobrecarregar o orçamento, buscando manter e fidelizar o público. Isso vale especialmente para pequenas empresas. Além disso, em grande medida, isso é possível graças à comunicação digital, que estabeleceu novas formas de atingir os públicos. Com a crescente presença online, é viável utilizar estratégias de marketing digital eficazes e de custo acessível para alcançar os objetivos comerciais.

Trata-se de uma comunicação rápida, que atende às necessidades das pessoas que buscam respostas rápidas para absolutamente qualquer situação do dia a dia, desde simples curiosidades até conteúdos muito específicos. No entanto, o efeito dessa velocidade é que torna mais difícil prender a atenção das pessoas.

De todo modo, o essencial aqui é proporcionar uma boa experiência em toda a jornada do cliente. Isso significa oferecer conteúdos relevantes, interações personalizadas e um atendimento de qualidade em todos os pontos de contato. Assim, é possível cativar e manter a atenção do público-alvo, gerando um maior engajamento e fidelidade à marca.

4. Um time de respeito: atualize o setor de vendas para manter e fidelizar o público

Para manter e fidelizar o público, além disso, não adianta o empresário investir na visibilidade da empresa se, ao final do funil, não der conta de bem atender a demanda criada. Por isso, é crucial não ignorar a necessidade de atualização do setor de vendas para atender mais e melhor, inclusive nos meios digitais.

Não raras vezes, o comercial não suporta o volume de leads proporcionado pela web e acaba ignorando-os sem querer. Assim, é importante reconhecer que o cliente pode acessá-lo por vários canais, como Whatsapp, Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, telefone, entre outros.

Em todos eles, precisamos prestar um bom atendimento. Portanto, manter uma equipe preparada e capacitada para responder prontamente às demandas dos clientes em todos os canais de comunicação utilizados é essencial. Essa abordagem garante uma experiência positiva e satisfatória em todas as interações.

Gostou?!

Então no próximo artigo, daremos um panorama sobre os métodos mais comuns de marketing que você pode colocar em prática rapidamente.

Nos vemos na próxima página!

Você também pode gostar de:

Categorias
Envie uma mensagem!