Usando a Rede a seu Favor
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Tendência incontestável do século XXI, o Marketing Digital ganha cada vez mais a atenção das empresas, embora a adesão ainda esteja em um patamar considerado baixo.
Segundo pesquisas, 85% das micro e pequenas empresas acreditam que implementar estratégias de Marketing Digital seja uma medida muito onerosa. No entanto, é importante ressaltar que, na verdade, não é. É possível, com um correto planejamento, utilizar-se do Marketing Digital sem comprometer o fluxo de caixa da empresa.
Atualmente, boa parte da população possui um celular e acesso à internet a qualquer hora do dia. Estamos cada vez mais dependentes dos dispositivos eletrônicos e a tendência é que o número de usuários continue aumentando exponencialmente. Transações financeiras, soluções de problemas, busca por conhecimento, tudo passa pela rede.
A questão é: por que não divulgar um produto, serviço e sua marca em um ambiente no qual o fluxo de usuários é muito maior do que qualquer ambiente físico? De fato, é uma oportunidade imperdível.
Quem não percebe a potência da publicidade na mídia digital corre o risco de sair do jogo. Além disso, olhemos para o caso do varejo: pesquisas indicam transformações significativas quanto à experiência que o consumidor espera no momento da busca por soluções online. É fundamental acompanhar essas mudanças para se manter competitivo no mercado.
Pois bem. Vamos conversar um pouco e desvendar alguns mistérios da rede.
Offline x Online
O marketing digital é fruto da grande mudança causada pela internet, que separou o chamado marketing offline e marketing online. Mas afinal, quer saber a diferença entre eles?
Por um lado, o marketing offline é toda a publicidade que não envolve meios digitais. É realizada em mídias tradicionais, tais como a televisão, rádio, propaganda impressa, ações no ponto de venda, eventos, entre outros. Por outro lado, o marketing online surge como uma abordagem totalmente voltada para os meios digitais, utilizando recursos como sites, redes sociais, e-mail marketing, anúncios online, entre outros.
Por outro lado, o marketing online se utiliza dos dados oferecidos pela internet, com suas ferramentas, métricas e inúmeras possibilidades, para atingir públicos específicos com resultados muito efetivos. A interação com o cliente proporcionada pela web pode ir além do poder do marketing offline.
O marketing offline costuma ter preços mais elevados que o marketing online. Vamos comparar o custo de um anúncio na TV ou em um outdoor, por exemplo, com a criação de uma landing page e de um e-mail marketing. Os primeiros terão um preço maior que estes últimos, certamente. Ainda, com a tecnologia e recursos disponíveis, atualmente é mais barato fazer um stories para sua página do Instagram, por exemplo, do que produzir um bom material gráfico.
Mas não se engane: sem planejamento, o marketing online pode sair bem caro!
Os meios online, por maior facilidade que ofereçam, requerem uma visão estratégica sobre as decisões que ali serão tomadas. É fundamental identificar os melhores meios para atrair o cliente, respeitando o nicho de mercado em questão. Dessa forma, evita-se gastar com recursos digitais que não estejam alinhados com o público da empresa.
Benefícios do Marketing Digital
Para quem ainda não se convenceu de que o marketing digital pode trazer bons resultados, confira esses benefícios a um clique de distância:
– Baixo Custo: com planejamento e escolha dos canais corretos, o marketing digital permite gerenciar uma estrutura de comunicação com ferramentas digitais gratuitas e/ou com menor custo do que mídias offline.
– Mensuração de Resultados: o meio digital oferece uma visão completa sobre os impactos das ações através dos dados, o que possibilita tomar decisões para melhorar a comunicação com o público e entender o desempenho das estratégias adotadas.
– Segmentação do Público: no ambiente virtual, quase toda a informação é mensurável. Entender o seu público graças aos dados digitais, e direcionar comunicação específica para este público é um grande diferencial capaz de impulsionar resultados.
Estratégias de Marketing Digital
Podemos destacar algumas maneiras de atrair a atenção do cliente e comunicar-se com ele no meio digital. São elas:
– Marketing de Conteúdo: o foco dessa estratégia é oferecer conteúdo de qualidade a quem desejar, e dessa forma, atrair leads qualificados. A partir do momento em que disponibilizamos um bom conteúdo nos meios digitais, o público vai encontrar a empresa quando estiver buscando soluções para seu problema e, então, entra no seu funil de vendas.
– Redes Sociais: com bilhões de usuários ao redor do mundo, as redes sociais são uma vitrine para promover a marca e seus produtos, permeando diversos públicos. A rede social, quando bem gerenciada, é capaz de fidelizar clientes, não apenas em função do conteúdo, mas por meio da criação de uma conexão com os clientes.
– Campanhas Patrocinadas: ao contrário do formato orgânico, a campanha patrocinada impulsiona postagens em rede social ou sites de busca, colocando sua marca em evidência. As campanhas no Facebook e Instagram, por exemplo, são realizadas de acordo com o perfil dos usuários, sua faixa etária, interesses e sua tendência em ser atraído pela marca.
– Email Marketing: são emails enviados para pessoas pré-selecionadas contendo informações relevantes para gerar negócios, ou então para manter uma boa relação com os clientes.
Tendência global
Existem diversas formas de ingressar no ambiente digital e poder se destacar sobre os concorrentes. Você pode utilizar diversos canais, como site, blog, redes sociais (a exemplo de Facebook, Instagram e YouTube), campanhas patrocinadas (Google Adwords, Facebook Ads), entre outros.
Aqui, várias questões se apresentam: quais eu escolho? Qual o preço? Como fazer? Em quanto tempo terei retorno?
As respostas variam caso a caso. No entanto, é essencial ter uma estratégia bem direcionada e, além disso, estar disposto a oferecer um bom conteúdo ao público-alvo. Ainda mais importante é gerar uma conexão emocional com seu público através desses meios. Sem esses elementos, o efeito pode ser contrário e não engajar público algum.
E sua empresa, está na rede?
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