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A importância do Marketing de Conteúdo
Você já pesquisou na internet sobre assuntos do seu interesse, dúvidas, produtos, ou mesmo respostas para problemas? Com certeza sim! Pois bem, e já parou para pensar que este conteúdo que você acessou é apenas um entre milhares? Como que este conteúdo conseguiu chegar até você na frente dos outros? E por que ele foi o escolhido por você para ser lido? É aí que entra o Marketing de Conteúdo na história.
Comentamos anteriormente aqui no blog sobre a importância e necessidade das empresas manterem sua marca presente nos meios sociais, ambiente virtual em que bilhões de pessoas circulam diariamente, buscando ocupar sua atenção. Pesquisas do Google já consolidaram nossa necessidade, enquanto empresários, de fixarmos nossas marcas no ambiente virtual, uma maneira de atingir e fidelizar um público que realmente se interesse pela marca.
O que é o Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo pode ser compreendido como uma maneira de atrair a atenção do público por meio de uma série de conteúdos relevantes, independentemente do formato ou plataforma de divulgação. Além disso, quem dará as diretrizes será o próprio público, dependendo de suas preferências. Por exemplo, o formato pode ser em áudio, texto, vídeo, entre outros.
O produto principal desta estratégia é o conteúdo de qualidade oferecido, que está conectado com o know-how da empresa e a comunicação que embasa sua marca. Além disso, quando bem executado, a captura dos leads ocorre naturalmente no funil de vendas trabalhado pela equipe.
O eixo central do marketing de conteúdo é criar autoridade para a marca, à medida que oferece conteúdo de qualidade, voltado para o interesse do público-alvo que o procura e que funcione como uma solução para os problemas da pessoa. Além disso, o efeito é muito evidente: gera um maior valor para a marca!
Onde podemos aplicar?
O marketing de conteúdo desempenha um papel fundamental na geração de tráfego a partir do desenvolvimento de um funil de vendas, definido para sua marca. Por exemplo, quando criamos uma marca e iniciamos sua inserção nas redes sociais, há uma produção de conteúdos que serão a base nestes meios digitais e estarão disponíveis para o público que busca aquele tipo de conteúdo. Logo, a marca atrai seguidores interessados naqueles produtos ou serviços.
Do mesmo modo, a produção de conteúdo em plataformas de vídeo pode ser uma ferramenta interessante para empresas que possuem um público voltado para este tipo de mídia. Ou então, uma marca que disponibiliza um blog recheado de informações importantes para empresários que buscam orientação na web.
Enfim, as possibilidades são imensas. As perguntas que você precisa responder são: Quais os gostos do seu público? Quais conteúdos consomem?
A qualidade técnica dos textos é importante?
Sim! A qualidade nos conteúdos produzidos, além de transmitir soluções de maneira clara ao consumidor, expressa o cuidado da marca com todo o material oferecido ao público, assim como a qualidade com o serviço prestado ou produto comercializado.
Neste caso, podemos nos referir ao conteúdo de forma muito ampla, desde um folder para atrair clientes, simples e direto, até um material um pouco mais denso disponível online, ou quem sabe o roteiro de um vídeo institucional. Não há limites para o que podemos melhorar nos conteúdos produzidos.
Topo, Meio e Fundo – O funil do Marketing de Conteúdo
Ao se falar em Marketing de Conteúdo, é importante lembrar que existem conteúdos de topo, meio e fundo.
O quê?!
Isso mesmo! O Marketing de Conteúdo opera por meio de um funil para atrair o público. Neste sentido, você precisa desenvolver conteúdos voltados para a resolução de problemas, de forma ampla (conteúdo de topo), depois precisa de conteúdos que expliquem de forma mais detalhada as soluções que estão nos conteúdos de topo (conteúdos de meio), e, por fim, tem que produzir os conteúdos que falam da solução que a sua empresa propõe, de forma direta (conteúdo de fundo).
Que tal usar o Marketing de Conteúdo para atrair mais clientes para a sua empresa?
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