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Erros ao dar feedbacks que você precisa evitar
e que prejudicam muito o desempenho da sua equipe
Os feedbacks são uma ótima maneira de melhorar os processos e o clima organizacional.
Essa troca de informações possibilita a geração de insights para atender às demandas da empresa e direciona os trabalhos de forma favorável. E existe uma razão para isso. Ao mesmo tempo em que todos os envolvidos apresentam soluções, eles também percebem a qualidade do seu trabalho individual.
Conheça alguns erros comuns que gestores cometem ao fornecer feedback para os colaboradores.
1. Generalizar os assuntos
O primeiro erro comum nas empresas é generalizar e não tratar dos temas especificamente. Quando os resultados ou o processo de trabalho são abordados de forma genérica, torna-se difícil identificar os pontos específicos que precisam ser melhorados. Isso pode levar à falta de ações efetivas para o aprimoramento.
Os feedbacks devem ser direcionados e específicos, permitindo que os colaboradores compreendam exatamente quais aspectos precisam ser trabalhados. Ao abordar temas de maneira genérica, corre-se o risco de não transmitir informações claras e deixar de destacar pontos importantes que necessitam de atenção.
Portanto, é fundamental tratar dos temas de forma precisa e detalhada ao dar feedbacks, focando em aspectos específicos do desempenho ou do processo de trabalho.
Um olhar baseado nos dados oferece boas soluções para os processos no trabalho.
2. Comparar os trabalhos entre os colegas
Em segundo lugar, a comparação de desempenhos não é, definitivamente, uma crítica construtiva. Essa postura estimula uma série de problemas.
Um dos problemas é criar uma ideia de rivalidade. Os gestores que adotam essa postura prejudicam a coesão da equipe. Os colegas de um time estarão melhor amparados com o trabalho em equipe, ao invés da competição cega.
Ao criar uma cultura de rivalidade, pode-se prejudicar o ambiente de trabalho e a colaboração entre os membros da equipe. Em vez disso, é necessário promover a cooperação, o compartilhamento de conhecimentos e a sinergia entre os colegas.
Por isso, não compare pessoas, mas foque nos pontos positivos e nas oportunidades de melhoria de cada um.
3. Fazer críticas não construtivas
Em terceiro lugar, críticas não construtivas têm um efeito negativo em qualquer ambiente profissional. Além de colocar a pessoa pra baixo, a crítica não construtiva não permite verificar o que pode ser melhorado.
Para que líderes e suas equipes caminhem no sentido de melhorar os resultados, é necessário verificar o que pode ser aprimorado por meio de um feedback honesto e com bons argumentos. Essa é a solução.
4. Críticas de cunho pessoal é um dos erros ao dar feedbacks
Tratar de questões pessoais apenas aumentam os atritos que, eventualmente, possam pairar no ambiente de trabalho.
Os feedbacks feitos da forma correta têm a função de apontar pontos que podem ser melhorados no desempenho dos profissionais. Críticas pessoais apenas diminuem a pessoa.
5. Perder o momento certo de dar feedback e propor soluções
Os feedbacks são mais efetivos quando tratados no momento ideal, sem perder o timing.
Feedbacks positivos, por exemplo, não fazem tanto sentido antes de um projeto concluído ou de metas atingidas. Assim como os feedbacks negativos perdem sua efetividade quando são dados muito tempo após a conduta que se quer melhorar.
É essencial discutirmos as questões enquanto estão na pauta para não perdermos a riqueza de detalhes. O debate se torna muito mais produtivo.