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6 de fevereiro de 2020

Escolhendo o nome empresarial – Saiba como fazer

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Diferenças entre nome empresarial, marca e domínio (www)


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Você tem uma boa ideia para empreender?! Já está escolhendo o nome empresarial? Muito bem, já temos o primeiro passo! Mas para concretizar essa ideia é preciso tirá-la do papel, correto? Materializar seu sonho é um desafio, porém, é plenamente possível. No artigo anterior, nós apresentamos os 10 passos para abrir uma empresa; agora, vamos tratar com detalhes um assunto muito relevante para o seu negócio: o nome dele!

Você teve a ideia, ok. Mas parou para decidir seu nome empresarial, sua marca e seu nome na Web?

Para te ajudar neste processo de escolha, vamos trazer algumas considerações para você refletir sobre seu nome empresarial, marca e como estará presente nos meios digitais.

Além disso, é importante ressaltar que esses são os primeiros detalhes que trarão identidade à sua empresa. Mais do que isso, eles guardam um pouquinho do seu toque pessoal, refletindo sua liderança. A escolha do nome da empresa é comparável a escolher o nome para um filho, carregando consigo uma grande responsabilidade. Portanto, é necessário tomar essa decisão com cautela e considerar diversos aspectos para garantir uma escolha adequada e significativa.

Pois bem, vamos às considerações!

O Nome Empresarial

O nome empresarial, por sua vez, é aquele a ser registrado nos órgãos governamentais, como o Cartório ou a Junta Comercial. Além disso, é importante destacar que ele constará nos documentos formais da empresa.

Para a definição do nome empresarial, é necessário observar as regras presentes no Código Civil, nos artigos 1.155 a 1.168. De acordo com essas regras, o nome empresarial pode ser adotado por firma ou designação. Portanto, é necessário seguir as diretrizes estabelecidas para garantir a conformidade legal na escolha do nome empresarial.

Começou a ficar muito técnico?!

Calma, vamos ilustrar com exemplos.

A firma é constituída pelo nome, completo ou abreviado, do empresário (no caso de empresa individual) ou dos sócios (no caso das sociedades empresárias). Exemplos: João Oliveira da Silva Filho Ltda ou João Oliveira da Silva Indústria e Comércio Ltda.

A denominação, por sua vez, é um nome que denomina o objeto da sociedade empresária. Exemplo: Casa dos Lustres Ltda.

Esta escolha entre firma ou denominação depende do formato da empresa (limitada, sociedade simples, sociedade anônima, entre outras). As empresas limitadas, por exemplo, podem escolher entre firma ou denominação. Já os empresários individuais podem apenas operar sob firma.

Nome exclusivo

Importante ressaltar que o nome deve ser exclusivo, ou seja, não pode estar sendo utilizado por outra pessoa jurídica, no mesmo ramo de atividade. Neste sentido, é interessante solicitar ao Contador a realização de pesquisa para verificar se o nome que você tem em mente não está sendo utilizado por outra empresa. Havendo nome semelhante, a lei autoriza acrescentar designação que o distinga.

Lembre-se de que o nome empresarial constará no Contrato Social da empresa, no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e nos demais documentos legais. Por isso, é altamente recomendado que o nome transpareça confiança e formalidade.

Além disso, a partir do Contrato Social, o seu nome empresarial estará protegido pela Constituição Federal e Código Civil. Consequentemente, não poderá ser utilizado por terceiros nos limites do mesmo Estado, com a mesma finalidade. Agora, diante dessas informações, surge a pergunta: já está escolhendo o nome empresarial? É importante considerar esses aspectos para tomar uma decisão bem embasada e garantir a exclusividade e proteção do nome da sua empresa.

Em conjunto com o nome empresarial, você pode definir um nome fantasia para a sua empresa. No entanto, é importante destacar que registrar esse nome fantasia é um ato facultativo. Além disso, é necessário ressaltar que ele não interfere no seu nome empresarial e não possui proteção legal em relação à exclusividade. É importante considerar essas informações ao decidir sobre o nome fantasia da sua empresa.

Comumente, o nome fantasia irá nomear os produtos ou serviços que a organização comercializa. 

Espera aí: o nome fantasia é a mesma coisa que marca?

Não!!!

Vamos entender a diferença.

Nome Fantasia x Marca

O nome fantasia está presente em seu cartão CNPJ, abaixo do nome empresarial. e visa conceder um nome comercial para sua empresa, produtos e serviços.

Vejamos este exemplo:

Nome Empresarial: José Maria Ltda.

Nome Fantasia: Casa dos Cobertores.

Certamente, o nome fantasia é mais adequado para fins comerciais do que o nome empresarial.

Já dissemos que a definição de um nome fantasia não é obrigatória, e que não tem proteção legal; por isso, ele não se confunde com a marca.

E a Marca?

Marca é um nome, símbolo, desenho ou sinal, ou a combinação destes elementos, que identificam um produto ou serviço e o diferenciam dos concorrentes.

Portanto, é o elemento visual que identifica o seu produto ou serviço no meio dos demais. Ela possui um grande valor em si, embora seja uma figura imaterial. Lembra das grandes marcas que fazem parte do nosso dia-a-dia? Apple, Coca-Cola, Volkswagen, Nescau, Havaianas: você pode não ter ou consumir, mas certamente sabe a que produtos estas marcas se referem, e tem uma opinião sobre elas. Este é o poder da marca. O que ela simboliza ultrapassa o caráter material do produto ou serviço, ela atinge almas.

As empresas que citamos acima trabalharam a sua marca ao longo do tempo, e continuam investindo nelas, para manterem-se no imaginário dos consumidores de forma favorável. Existe um trabalho árduo por trás de toda marca bem firmada no subconsciente do consumidor, que no final se resume às características preservadas pela cultura definida pelo empreendedor. Não por acaso a palavra “apple” invoca “poder”, não é mesmo?! Se você está escolhendo o nome empresarial, precisa se atentar ao seu poder no mercado.

Uma marca forte faz a diferença

Claro que a imagem da empresa é definida por um conjunto de fatores, e não apenas pela marca, mas não menospreze o poder que ela tem e o quanto ela reflete a ‘cara’ da sua empresa. A construção do seu logotipo (letras) ou logomarca (letras + símbolo) deve constituir um processo cuidadoso, com envolvimento direto das pessoas-chave da empresa, para poder resultar em algo que todos da organização se identifiquem.

E se você já está escolhendo o nome empresarial, saiba que a proteção desse nome e marca é fundamental. A proteção da marca ocorre a partir do registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

O INPI apresenta algumas classes possíveis para registro, de acordo com a atividade empresarial e, no mesmo sentido do nome empresarial, é preciso fazer uma pesquisa para verificar se a marca (de forma idêntica ou similar) já está sendo utilizada por outra empresa. Neste ponto, o registro da marca pode ser um pouco mais trabalhoso e técnico, o que torna comum a busca por auxílio profissional para registros desta natureza.

Domínio: o seu www

Depois de definidos o nome empresarial e a “cara” da empresa na marca, chegamos ao momento de decidir a sua identificação na Web, o cartão de visita na rede.

Na era da informação, na qual os consumidores tendem a pesquisar na web antes de sair de casa, dificilmente uma empresa pode ficar de fora dos meios digitais. Qualquer empresa, da menor à maior, precisa estar na Web. Para ter presença na rede, um dos meios é possuir um site, e aí chegamos na definição do nome de domínio.

O nome de domínio não precisa, necessariamente, reproduzir o seu nome empresarial ou seu nome de marca, mas, certamente, deve ser adequado à empresa ou sua atividade. A dica aqui é utilizar uma opção que identifique seu negócio e que seja estratégico no momento de pesquisa em ferramentas de busca como o Google.

Escolher parece fácil mas, estrategicamente, um auxílio profissional pode ser importante. Veja alguns pontos importantes na escolha do domínio:

Disponibilidade: em primeiro lugar, o nome precisa estar disponível para compra;

Presença de palavra-chave: deve conter a palavra-chave principal do seu negócio no nome;

Extensão: domínios nacionais podem ter, no máximo, 26 caracteres.

Ainda, em conjunto com a definição do nome, você deve definir a extensão (.com, .com.br, .net, entre outras).

Domínios diferenciados

Vale lembrar das outras possibilidades de extensão para compor seu domínio e aprimorar ainda mais sua visibilidade como um todo: nome, marca e domínio integrados.

Todos conhecemos os chamados domínios de topo genéricos: .com, .com.br, .org, .gov, entre outros. Acontece que existem outras opções: as extensões personalizadas, chamadas gTLDs, uma alternativa bem legal que melhor identifica o site.

Mas qual a sua importância?

Esta é uma ótima oportunidade para escolher um domínio com mais relevância para a empresa, levando em conta o produto e o ramo de atuação. Por exemplo, se sua ideia de negócio tem forte relação com tecnologia, poderia utilizar uma extensão .tech, ou .technology. São muitas as possibilidades de combinações que acrescentam mais personalidade à sua empresa.

E então, já está escolhendo o nome empresarial?

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