Close
23 de agosto de 2022

Desafios das equipes e alguns Insights

Compartilhe este post nas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Você também pode ouvir esse artigo no player acima.

TEMPO ESTIMADO DE LEITURA: 3 MINUTOS

Hoje apresentamos 5 aspectos que as equipes precisam superar ao enfrentar desafios, a fim de permitir o pleno desenvolvimento do trabalho. Esses 5 aspectos são insights importantes para quem deseja aprimorar suas habilidades de liderança e colher melhores resultados.

O livro ‘Os 5 desafios das equipes’, escrito pelo autor Patrick Lencioni, aborda esses desafios.

No livro, Lencioni coloca os profissionais envolvidos como o principal fator de poder. Ainda, destaca o potencial da cooperação para atingir os objetivos definidos.

Os desafios são:

1. Falta de confiança, um dos principais desafios das equipes

Em primeiro lugar, temos a falta de confiança como um dos problemas mais comuns entre os desafios das equipes, e que pode ter diversas causas. Uma dessas causas é a dificuldade entre colegas em mostrarem-se como pessoas suscetíveis a erros.

Dessa forma, em qualquer equipe, a confiança é indispensável, e gera um debate honesto que permite direcionar a energia de todos para um trabalho mais eficiente. Sem ela, não existe trabalho em equipe e o gestor tende a desenvolver trabalhos que não fazem parte do seu papel.

2. Medo de conflitos

Em segundo lugar, temos o medo de conflitos. Os debates são essenciais para a construção de novos caminhos nos projetos da equipe. Confrontando ideias, torna-se mais fácil visualizar as soluções que, muitas vezes, ficam ocultas na mente das pessoas.

Mas o conflito controlado pode ser produtivo. Assim, a equipe não deve ter medo de expressar sua opinião por medo de conflitos. Por isso, reuniões, feedbacks e abertura para críticas e sugestões são sempre bem-vindos.

3. Falta de comprometimento

Em terceiro lugar, temos a falta de comprometimento como um dos desafios. Nesse sentido, um bom trabalho em equipe se constrói com a colaboração de todos. E quando o comprometimento está ausente, dificilmente a equipe alcançará bons resultados.

O gestor precisa verificar constantemente eventuais causas que afetam o comprometimento das pessoas. Quando a empresa não valoriza as opiniões dos colaboradores, é provável que o comprometimento deles seja prejudicado.

4. Evitar responsabilizar os outros

Não responsabilizar adequadamente os membros da equipe pode ser encarado como um efeito do medo dos conflitos.

Porém, em nome dos padrões de desempenho e comportamento, é necessário que a responsabilidade de cada um seja clara. Para isso, a cobrança de resultados e a responsabilização por ações e omissões são de extrema importância para que todos possam se desenvolver e entregar resultados melhores.

5. Falta de atenção aos resultados, para finalizar os desafios das equipes

Talvez o maior dos problemas em algumas equipes seja a desatenção aos resultados, que compromete todo um planejamento prévio.

Nesse sentido, a confiança nos colegas, as boas discussões, o comprometimento e a clareza no papel de cada um, nada faz sentido se os resultados não são observados. Ou seja, todos esses desafios que abordamos são parte de um esforço único: o esforço em caminhar junto para os objetivos definidos.

E agora?

Identificar os desafios é o primeiro passo para construir um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Depois, busque o apoio de especialistas para superar cada um deles e engaje toda a equipe no processo. 

E o seu ambiente de trabalho, está conseguindo superar esses 5 desafios?

Você também pode gostar de:

Categorias
Envie uma mensagem!