Close
6 de setembro de 2022

Equipe motivada: Como manter a motivação em momentos difíceis

Compartilhe este post nas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Você também pode ouvir esse artigo no player acima.

TEMPO ESTIMADO DE LEITURA: 3 MINUTOS

Manter a equipe motivada é um desafio e um grande fator de mudança. Nesse sentido, a motivação influencia tanto na qualidade do ambiente, quanto nos resultados atingidos.

É possível adotar no dia a dia medidas simples que contribuem para a motivação da equipe, mesmo em momentos difíceis. Além disso, são ações que miram o engajamento da equipe e fortalecem o trabalho de todos. Dessa forma, é importante implementar estratégias eficazes para garantir o alto desempenho e a satisfação dos colaboradores.

Confira!

Fornecer feedbacks corretos para os colaboradores

Em primeiro lugar, os bons feedbacks fornecem o caminho do que pode ser aprimorado. Feedbacks honestos dão uma ideia ao colaborador sobre a qualidade do seu desempenho, e também contribuem para uma equipe motivada.

Esse retorno construtivo do líder, além de orientar, valoriza o trabalho de todos. Demonstra que o foco não são as dificuldades, mas como suas habilidades podem ser ainda melhores e mais efetivas.

Permitir que a equipe desenvolva suas habilidades

Em segundo lugar, o bom desempenho de uma equipe depende das suas habilidades. Estas habilidades refletem não apenas nos resultados esperados para a função, mas no desenvolvimento pessoal do indivíduo.

Para desenvolver essas habilidades, é importante buscar cursos, orientações e outros canais de aprendizado, pois essas iniciativas produzem efeitos benéficos significativos. Ainda, um treinamento motivacional para a equipe é sempre bem-vindo!

É essencial aprimorar as habilidades existentes e também desenvolver as habilidades que estão ausentes. Dessa forma, a equipe estará mais preparada para enfrentar os desafios e desempenhar suas funções de maneira mais eficaz.

Garantir um ambiente de trabalho agradável, que leve a uma equipe motivada

Em terceiro lugar, uma equipe motivada e engajada com os projetos só é possível com a boa convivência entre os colaboradores, em um ambiente agradável.

Se o ambiente de trabalho gerar algum estresse anormal, os efeitos, com certeza, refletirão nos resultados. Por isso a necessidade de clareza nos processos do trabalho e lideranças com olhar humano, assim como a disposição de contribuição de cada integrante.

Estimular a cooperação entre membros da equipe motivada

A cooperação garante um ambiente capaz de solucionar problemas. Seu resultado é um maior engajamento, motivador para as pessoas envolvidas.

E a efetividade de uma boa liderança também passa por essa capacidade de fomentar a cooperação. O foco deve ser fazer cada colaborador sentir-se parte de um grande time, que caminha para os mesmos objetivos.

Realizar treinamentos periódicos diferenciados

Os treinamentos, quando realizados periodicamente, são essenciais para estimular a integração entre os membros da equipe.

Eles permitem desenvolver diversos aspectos: habilidades das pessoas; soluções para desafios; melhor comunicação da equipe. Tudo isso contribui para um ambiente mais agradável, propício à boa convivência e à qualidade dos trabalhos.

Aqui na Motriz, para que os treinamentos sejam mais efetivos, usamos elementos de jogos em sua composição. Os Jogos Corporativos são um grande sucesso por aqui e em todas as empresas nas quais já os aplicamos.

Essas são dicas valiosas, capazes de transformar os resultados da sua equipe.

E, se quiser aprimorar os seus treinamentos, conheça os Jogos Corporativos da Motriz, desenvolvidos para motivar e fortalecer a sua equipe!

Você também pode gostar de:

Categorias
Envie uma mensagem!