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28 de abril de 2020

O bom e velho Outbound Marketing

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Outbound Marketing e suas Estratégias Bem Sucedidas

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TEMPO ESTIMADO DE LEITURA: 7 MINUTOS

O marketing vem passando por uma grande transformação tecnológica e se adaptando aos novos hábitos, de modo que dispositivos eletrônicos e as possibilidades criadas acabaram revolucionando a forma como consumimos informação, bem como nos induzem a seguir as tendências. Mas o que o Outbound Marketing tem a ver com isso?

Neste cenário, a nossa tolerância para a publicidade anda muito mais seletiva e torna-se mais difícil conquistar alguns segundos de atenção dos consumidores.

O marketing digital, muito associado ao inbound marketing, vem ganhando evidência graças à tecnologia. Entretanto, o outbound marketing não perdeu sua importância em detrimento desse avanço tecnológico. Com sua capacidade de atingir públicos distintos, é uma estratégia que não sai de moda.

Hein?!

Vamos entender a diferença entre o inbound marketing e o outbound marketing.

O outbound marketing é uma estratégia de marketing que se baseia na prospecção ativa, ou seja, a empresa faz uma abordagem personalizada e vai até o cliente. Já no inbound marketing, a empresa disponibiliza materiais e conteúdos que pode ser acessados por várias pessoas,  fazendo com que o cliente venha até ela.

Pois bem. Atualmente, as estratégias de inbound – a exemplo de disponibilização de conteúdo em blog e redes sociais – tem ganhado espaço e sido vastamente utilizadas, mas as estratégias de outbound permanecem atuais.

Vamos falar sobre elas.

Estratégias de outbound marketing: muito além das mídias

Antes de marcar presença nas redes sociais, uma marca precisa formar seu rosto, personalidade e formas de apresentação. Para tanto, é fundamental considerar elementos como logo, identidade visual e materiais impressos, que têm um lugar de destaque. No entanto, caso esses elementos não estejam transmitindo a essência da empresa, eles precisam ser revistos. Afinal, quanto melhor apresentado um produto e tangibilizado um serviço, melhores serão os resultados.

Vejamos.

Logo

Ao contrário do senso comum, sua marca não se resume a um design atraente. É importante ressaltar que ela deve manifestar confiança e a cultura da empresa. Nesse sentido, uma logo comunica muito mais do que os olhos podem ver. Ela transmite valores, identidade e estabelece uma conexão emocional com o público-alvo.

Materiais impressos

Seguindo a mesma lógica, os materiais utilizados com a identificação da empresa também transmitem sentimento. No entanto, a questão é: qual sentimento eles transmitem?

Os materiais em contato com parceiros e clientes, como folders, flyers, catálogo de produtos, brindes, entre outros, servem para reforçar uma imagem positiva da empresa. Além disso, esses materiais desempenham um papel fundamental na comunicação e na construção da marca.

Eles não apenas fornecem informações sobre produtos e serviços, mas também criam uma conexão emocional com o público-alvo. Assim, ao utilizar esses materiais de forma estratégica, é possível transmitir confiança, profissionalismo e até mesmo um senso de exclusividade, fortalecendo a percepção positiva da empresa.

Além do mais, materiais internos bem produzidos fortalecem muito mais do que a identidade visual da empresa. Eles também desempenham um papel fundamental ao promover o engajamento da equipe. Afinal, é a sua cultura organizacional estampada em cada detalhe. Dessa forma, os colaboradores se sentem parte integrante da empresa e se identificam com os valores e objetivos estabelecidos.

É preciso atentar para a persona a qual o material será destinado. Cada persona possui um perfil exclusivo e um modo de consumir conteúdo. A partir desta observação, define-se o tipo de material mais adequado para cada caso.

O design desenvolvido ao produto ou serviço e suas informações visuais agregam valor, ao mesmo tempo em que atraem a atenção do consumidor, influenciam sua decisão de compra e reforçam a relação entre produto e marca.

Seu estabelecimento

Não menos importante, a identidade visual recai com muita importância sobre seu estabelecimento, seja qual for o segmento da empresa. Os detalhes do local em que a empresa se apresenta ao cliente transmitem sua cultura, assim como seus materiais.

O estabelecimento deve comunicar com muita precisão a cultura da empresa, para que se crie uma relação entre marca e cliente. Temos aqui uma representação gráfica que transmite toda a essência da marca.

Vantagens do outbound marketing 

De olho no público-alvo e na persona, os resultados do outbound marketing podem ser muito bons, inclusive para a expansão dos negócios. 

Confira algumas vantagens:

Público direcionado: as estratégias de outbound podem atingir usuários de forma mais personalizada, gerando assertividade na comunicação.

Visibilidade: os canais para aplicação de estratégias de outbound são variados, a exemplo de propagandas na TV, rádio, jornais e revistas, folhetos e outdoors.

Acessibilidade: em países com grande diferença socioeconômica como o Brasil, nem todos têm o mesmo acesso aos meios digitais. Neste caso, estratégias de outbound em canais físicos revelam-se uma boa solução.

Permanência: as estratégias do outbound marketing tendem a ser mais perenes, de forma que a comunicação permanece ativa por mais tempo e tem maior vida útil. 

Gostou?!

No próximo artigo, vamos falar sobre o marketing digital e suas facilidades para os negócios. Nos vemos lá!

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