Onde estamos e para onde vamos
TEMPO ESTIMADO DE LEITURA: 7 MINUTOS
Você também pode ouvir esse artigo no player acima 🙂
Toda empresa tem uma identidade e transmite alguma personalidade, seja ela bem definida, organizada ou mesmo confusa e imprecisa. Essa personalidade atinge as pessoas em contato com a empresa. O desenvolvimento da equipe, por exemplo, depende de um estilo de liderança, enquanto a liderança depende do foco que se tem, na qualidade de organização. E essa é a importância da cultura organizacional, de todo esse ecossistema na empresa.
É extremamente importante que você, gestor, saiba o motivo pelo qual sua empresa existe (e não estamos falando apenas de lucro, ainda mais) e onde sua empresa quer chegar. Além disso, os colaboradores precisam ter em mente os valores que os norteiam. Afinal, é fundamental alinhar-se em torno de uma visão compartilhada e de princípios que sustentam a identidade e os objetivos da empresa.
Essa definição da “alma” da empresa é um fator decisivo para o sucesso do negócio. É uma necessidade para que qualquer equipe se reconheça, de fato, como parte da empresa, acredite no que ela propõe e vista a camisa.
Pense nisso por um instante: seus colaboradores estão realmente focados para o mesmo objetivo e cientes do caminho para atingi-lo? O que os guia? O que os move?
Cultura organizacional?
A Cultura Organizacional abrange o conjunto de valores compartilhados pelos membros de sua empresa, assim como as crenças que orientam o planejamento e todas as ações realizadas.
É de suma importância ressaltar que, independentemente do tamanho da equipe, a cultura organizacional não se limita apenas ao primeiro escalão. A noção de uma identidade cultural deve percorrer todos os níveis hierárquicos. Qualquer desalinhamento entre a liderança e os colaboradores tem um impacto direto em resultados negativos (e certamente não é esse o cenário desejado).
A unidade de seu time de trabalho demonstra a solidez de sua cultura organizacional e a importância a ela oferecida.

Missão – Visão – Valores
O passo fundamental para criar uma cultura forte é definir com clareza o Norte da empresa: missão visão valores. Esse tripé é o DNA da organização, ponto de partida para o planejamento estratégico, bem como para coesão dos princípios dos profissionais e de suas ambições.
Para boa parte dos empresários, a cultura acaba impressa num papel esquecido no fundo de uma gaveta. Não se dão conta de que ela é a responsável pelo sucesso de empresas consolidadas. A perspectiva de uma equipe depende da maneira como a corporação se coloca frente aos seus públicos, e o que se espera do futuro. Além disso, organizações sólidas tendem a desenvolver gestores capacitados, pois cultivam desde cedo seus valores.
Renegar a importância da Cultura pode lhe custar o crescimento, um erro relativamente comum.
Vamos, então, exemplificar estes conceitos de missão, visão e valores
A Missão de uma empresa é sua razão de ser e existir, seu Valor (não preço) e para quem no mundo este valor se destina.
Vejamos um exemplo: a missão da Alpargatas, empresa detentora de marcas como Havaianas e Mizuno, é “ser uma empresa global de marcas desejadas nos segmentos de calçados, vestuário e acessórios”. Nesta missão, ela define sua razão para existir (vender marcas de calçados, vestuários e acessórios) e para quem se destina (o mundo todo). Note que a realidade da empresa está alinhada com a missão, já que os produtos da Alpargatas são desejados e vendidos no mundo todo.
A Missão deve permanecer clara na mente dos colaboradores, tendo-se a noção do impacto que eles próprios causam, pois é graças a eles que uma missão torna-se possível de ser cumprida. Cabe ao gestor encarar o desafio de mantê-la viva no ambiente corporativo.
A Visão, por sua vez, demonstra onde a empresa quer chegar. Uma espécie de sonho a ser atingido, um modelo ideal de empresa consolidada no mercado no que diz respeito a produtos e consumidores.
Vamos observar outro exemplo: a visão da Ford é “ser a empresa líder mundial na avaliação do consumidor em produtos e serviços automotivos”. É um status ideal que o empreendimento pretende atingir e pode chegar.
Mas importante lembrar: a visão não é exclusiva às grandes corporações! É fundamental que qualquer empresa – independente do porte – visualize um ponto de “perfeição” a atingir.
Permeando missão e visão, tem-se os valores
Os Valores são as regras e os conceitos que todos que compõem a companhia devem seguir. Eles servem como balizadores das ações no caminho para atingir o que foi definido na missão e visão.
Como exemplo de valores, temos: respeito, compromisso, qualidade, sustentabilidade e bem-estar dos colaboradores.
Vejamos: a última revolução dos telefones celulares foi promovida por qual marca? Apple! A empresa que leva como valor a inovação. Esse exemplo evidencia o casamento entre valor e ações, mostrando como a adoção de valores específicos pode impulsionar o sucesso de uma empresa.

Missão em mente, visão do futuro, regras a seguir. Tudo contribui para a importância da cultura organizacional
O objetivo da Cultura Organizacional é estabelecer não só um ambiente saudável para as relações pessoais, mas também um terreno fértil para negócios promissores, conectado à uma linha mestra que guia e encaminha seu time ao mais claro objetivo, enquanto empresa. Todos os movimentos desta equipe são, portanto, planejados e programados para objetivos em comum. Todos têm uma missão, vislumbram *o futuro e seguem regras para isso.
E como fazer isso?
Para definir a sua Cultura Organizacional, você pode seguir o seguinte passo a passo:
- Em primeiro lugar, reúna as pessoas chave da organização, como gestores, influenciadores e todos aqueles que você considere necessário. Pode incluir até mesmo você, na condição de dono e idealizador.
- Colocar no papel – em formato de brainstorming – as respostas para as seguintes perguntas: para que a empresa existe? Onde ela quer chegar? Quais valores são mais importantes para atingir nossos objetivos? Este processo pode levar horas, dias ou até semanas para ser finalizado*.
- Estruture as informações, separando claramente a razão de existir da empresa e os sonhos/objetivos. Além disso, é importante eliminar as respostas que considerar inadequadas e/ou fora do foco da empresa. Dessa forma, é possível concentrar-se nas informações essenciais e relevantes, direcionando o planejamento e as ações de acordo com os objetivos estabelecidos.
- Escreva a missão, visão e valores com base no conteúdo obtido. Sim, pode não ser tão simples quanto parece, mas a partir dos passos anteriores, os conceitos surgirão.
- Transmita os conceitos de Missão, Visão e Valores obtidos para a equipe, esclarecendo dúvidas e verificando se houve entendimento pleno de todos eles.
- Finalmente, deixe os conceitos disponíveis em local visível e verifique dia a dia a aplicação prática de cada um deles, reforçando-os constantemente.
Uma Consultoria pode ser a solução
Se você precisar de ajuda para seguir este passo a passo, uma Consultoria especializada em resultados pode auxiliá-lo. Além disso, ela pode ajudar a estabelecer com precisão o foco do seu empreendimento. Mais do que isso, a consultoria também pode viabilizar os meios necessários para alcançar os objetivos e metas estabelecidos.
Com o suporte da consultoria, é possível contar com expertise e orientação profissional para impulsionar o crescimento e a eficácia do seu negócio.
Com o apoio da consultoria, tanto o ambiente de trabalho quanto a relação com o cliente irão perceber os resultados positivos. Dessa forma, é possível contar com um suporte especializado para impulsionar o crescimento e o sucesso da sua empresa. Uma equipe engajada com seu líder e focada no cliente é, acima de tudo, uma lucrativa e duradoura recompensa.
Enfim agora, com a importância da cultura organizacional bem definida, a personalidade de sua empresa estabelecida e uma consciência coletiva como base, vamos definir os objetivos e metas da sua empresa! Acompanhe o nosso próximo artigo e comece a colocar seus planos em prática!