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2 de julho de 2020

Objetivos e metas para sua empresa – Seguindo ao alto e avante!

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Diferenciando Objetivos e Metas

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Dois lados da mesma moeda, os Objetivos e as Metas são confundidos por muita gente que acredita serem a mesma coisa, quando não são. Na prática, essa mistura de dois conceitos turva não só o caminho que alguém precisa tomar para avançar, mas também seu “alvo” de curto e médio prazo. 

Vale lembrar que os objetivos e metas podem ser tanto pessoais quanto empresariais. O detalhe é que no ambiente corporativo as equipes se baseiam apenas em metas, por via de regra. As metas são importantes, certamente; do contrário, a equipe corre o risco de produzir resultados às cegas, muito aquém de seu potencial. Mas não se podem esquecer os objetivos, que direcionam as metas. 

Vamos, então, verificar as diferenças entre Objetivos e Metas e sua importância para a empresa.

Meus Objetivos

Em artigo anterior, explicamos sobre a relevância da Cultura Organizacional e esclarecemos que a missão da empresa é sua razão de ser, para que ela existe, e que a visão demonstra onde a empresa quer chegar, como ela quer ser vista e reconhecida. Pois bem, os objetivos de uma empresa decorrem justamente destes conceitos.

Mas o que são estes objetivos exatamente?

São pontos onde a empresa quer chegar, algo a ser conquistado. 

Certo. Então os objetivos são a mesma coisa que a visão da empresa? Sim e não. Os objetivos, conforme citado, decorrem da visão, mas são mais específicos. A visão é genérica; os objetivos são mais palpáveis, relacionados a metas e lucros.

Por meio da visualização dos objetivos, torna-se possível traçar os caminhos necessários para atingi-los. Nesse contexto, a clássica frase de Alice no País das Maravilhas se aplica perfeitamente: “Você sabe para onde quer ir?”. Caso você não saiba, qualquer caminho serve. Portanto, é fundamental ter clareza em relação aos seus objetivos, para direcionar suas ações de forma efetiva.

Já os objetivos são obtidos como resultado de muito trabalho e dedicação. Para alcançá-los, se definem as metas. 

Minhas Metas

As metas são as conquistas com prazos definidos que nos colocam cada vez mais próximos aos objetivos. Elas fornecem o caminho a seguir e possibilitam alterações ou aprimoramentos neste processo, facilitando seu alcance. Dessa forma, precisam ter prazo, devem ser quantitativas e passíveis de serem medidas. Após especificadas, seu aspecto quantitativo ajuda a visualizar mais concretamente as ações tomadas a cada momento.

Objetivos + Metas

Vejamos dois exemplos:

Primeiro: digamos que sua marca está consolidada, mas você enquanto gestor planeja uma expansão, visando atingir novos públicos. Pois bem.

  • O objetivo é atingir um novo público de clientes.
  • Metas de 2 meses para definição das persona, por meio de pesquisa + 4 meses para adequação de produtos e definição dos mercados + 6 meses para trabalho de marketing. 

Perceba que o objetivo é pouco mensurável e que é algo a ser conquistado a médio ou longo prazo. A meta, por sua vez, tem prazos, é palpável e, consequentemente, atingível.

Seguindo outro exemplo, consideremos a missão da empresa Google: “Organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis”. Nesse sentido, pergunto: faria algum sentido uma empresa que almeja tornar as informações mundialmente acessíveis e úteis oferecê-las em apenas um idioma? Certamente não. Neste caso, o objetivo e as metas seriam os seguintes:

  • Neste caso, o objetivo é tornar as informações com as quais trabalha universais, sem barreiras de linguagem.
  • Metas de 2 meses em algoritmos para organizar informações + 2 meses em algoritmos para traduzi-las + 2 dias para cada novo idioma. 

As metas aqui estabelecidas darão prazos factíveis que traduzem o objetivo almejado.

A importância dos Objetivos e Metas

Força motriz de uma empresa, os Objetivos e Metas conduzem os seus trabalhos na direção correta. Quando se trabalha sem um objetivo definido, tem-se duas opções: ou qualquer coisa serve, ou nada será satisfatório.

A Cultura Organizacional, neste contexto, volta a aparecer, pois nela estão as diretrizes que fazem sentido ou não para a corporação. Uma Cultura bem estabelecida é decisiva no sucesso de qualquer empreendimento. Quando o empresário renega a sua própria Cultura, está sepultando os objetivos representados ali que outrora foram sonhos, mas acabaram num simples papel desprezado. Como então, alcançar estes sonhos? Torna-se impossível.

Para a equipe, também é necessário ter foco em objetivos e metas, mesmo que a longo prazo. De qualquer forma, metas de curto prazo, contínuas, incentivam os colaboradores dia a dia e mostram os resultados alcançados a todo momento. Gratidão em cada conquista faz toda a diferença no ambiente empresarial.

Por via de regra, as empresas que se tornaram grandes alcançaram essa condição graças à sólidas culturas corporativas, cultivadas em todas as esferas de sua administração e colaboradores. Este lugar de destaque não é conquistado milagrosamente, pelo contrário, é reflexo de todas as ambições do empreendedor, de seus objetivos e de suas metas claras.

E como fazer?

1. Na sua empresa: primeiro tenha claramente definida a sua Cultura Organizacional, o Norte que dará a direção para os objetivos.

2. Então anote todas as ideias e os objetivos possíveis almejados pela empresa.

3. Para alcançar os objetivos estabelecidos, é fundamental definir metas claras, com prazos definidos e ações programadas. Isso possibilitará avaliar os resultados rapidamente e ter total controle sobre a movimentação, incluindo a parte financeira, bem como os processos internos adotados para atingir tais objetivos. Além disso, é importante que essas metas sejam mensuráveis, com valores que possam ser avaliados de forma objetiva. Dessa maneira, será possível monitorar o progresso e tomar medidas corretivas, se necessário, para garantir o sucesso na busca pelos objetivos estabelecidos.

4. Visualize seus objetivos e metas com clareza e segurança.

Vamos lembrar: objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar. Meta é a definição em termos quantitativos, mensuráveis e com um prazo determinado.

Pense nas metas como degraus para o objetivo. Em seu ambiente corporativo, quantos e quais degraus a equipe terá de superar para conquistar seu sonho? 

Pois bem. Quer ser grande? Então mãos à obra!

Nos próximos artigos do blog, vamos trazendo dicas bem legais para você consolidar seus objetivos e metas, e seguir avançando. Ao infinito e além!

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