Que estar atualizado nas tendências é uma necessidade para o empresário, não há dúvidas. E quando vivemos em um mundo onde a mudança está presente a todo momento, e, de uma hora para outra, muitos cenários podem alterar-se completamente, precisamos nos atualizar e ter a capacidade de nos adaptar rapidamente. Trazemos aqui 5 tendências para conhecer.
Os novos hábitos causados pela quarentena vêm mostrando seus contornos e inserindo-se no dia-a-dia das empresas. Além disso, há tendências para conhecer nesse cenário em constante evolução. A pergunta é: você sabe quais são elas? Quais são essas tendências para conhecer, afinal? Ademais, é importante se preparar para essa nova realidade e suas demandas. Está preparado?
Novos Cenários e 5 tendências para conhecer
No momento, uma questão mostra-se fundamental: como será nossa vida em sociedade daqui pra frente, considerando os novos hábitos, as novas maneiras de exercer um trabalho e os novos cuidados necessários?
Vamos abordar neste artigo 5 tendências para conhecer e destacar fatos que ganharam destaque no cenário de pandemia. Portanto, confira as informações a seguir!
1. Marketing de Conteúdo: Aproximação Empresa-Cliente em Cenário de Isolamento
O marketing de conteúdo é uma realidade que já fazia parte da estratégia de muitas empresas e agora ganhou maior destaque. Ele apresenta bons resultados na aproximação das marcas com o consumidor e tem se mostrado extremamente necessário para que as empresas estejam próximas do seu público em um cenário de parcial isolamento.
A crise aponta para uma maior dependência dos usuários pela tecnologia. Isso, por sua vez, demanda novas soluções e meios de conectar-se com assuntos do seu interesse. Neste sentido, o marketing de conteúdo surge como uma boa estratégia para alcançar as pessoas e trazer conteúdos relevantes que as auxiliem neste momento atípico. Dessa forma, é possível criar uma conexão mais próxima com o público-alvo, oferecendo informações úteis e valiosas.
Por trabalhar com conteúdos relevantes ao público, a principal qualidade do marketing de conteúdo é sua capacidade de atrair clientes em potencial e fazer com que novas pessoas conheçam a marca.
2. Pesquisa por voz: Você pergunta, o Aparelho Responde. Uma das 5 tendências para conhecer mais interessantes
Quando falamos em tendências influenciadas pelo usuário, identificamos as plataformas trabalhando para se adequarem a estes hábitos. Uma destas tendências é o chamado voice search.
Mas o que é o voice search?
É a pesquisa por voz, tendência muito explorada pelo mercado da tecnologia que busca facilitar o dia-a-dia do usuário, a qual substitui a digitação pela fala. Pode parecer que a população ainda não utiliza esse tipo de recurso com tanta frequência; no entanto, fato é que os hábitos modificam-se aos poucos sem que percebamos.
Bixby da Samsung, Alexa da Amazon e Siri nos aparelhos Apple são alguns exemplos dos serviços de inteligência artificial desenvolvidos pelas empresas de tecnologia, desenhados para interagir da maneira mais natural possível com seu interlocutor.
Essas “conversas” incluem perguntas e afirmações do interlocutor, as quais são respondidas pelo aparelho com conteúdos buscados na web. Estes conteúdos vão se aperfeiçoando e ficando mais personalizados à medida que o aparelho vai interagindo com o usuário. Eles aprendem nossos gostos, interesses e o que gostamos de ouvir, e passam a trazer estas respostas direcionadas para nós. Dá até vontade de chamar a Alexa de amor, mas vamos deixar apenas na relação profissional mesmo.
3. Um novo olhar sobre o Home Office
O home office – também conhecido como teletrabalho – não era o modelo de trabalho predominante para a maioria dos profissionais, embora fosse amplamente utilizado por profissionais liberais e empresas de tecnologia, entre outros. No entanto, durante a quarentena, a necessidade de muitos profissionais de permanecerem em casa e, ao mesmo tempo, manterem o fluxo de trabalho, nos convenceu da importância de repensar a organização da empresa e o ambiente de trabalho. Isso nos levou a destacar o home office como uma alternativa viável.
Há boas razões para a adoção permanente do home office que, certamente, devem ser consideradas. Além dos quesitos de segurança, por exemplo, uma rotina bem estruturada em home office permite ter mais tempo de qualidade com os familiares. Além disso, possibilita manter uma alimentação caseira e mais saudável.
Ademais, a prática do home office também permite a inclusão de atividades que favorecem o bem-estar, como meditação e alongamento. Com essas vantagens em mente, é importante avaliar a viabilidade e os benefícios do home office a longo prazo.
A prática também tem seus contras, especialmente se a empresa não possui um sistema de gestão eficaz e se a rotina de trabalho não consegue ser mantida. De qualquer forma, independente da escolha da empresa, é uma realidade para a qual não se pode mais fechar os olhos.
4. Uso de Dados dos Usuários
Um assunto que tem sido debatido há algum tempo e, atualmente, ganhou destaque é a utilização massificada de dados da população. Tanto por grandes corporações privadas quanto pelo Estado, tem-se discutido amplamente esse tema.
Vale ressaltar que a compilação de informações sobre nossos dados de localização, por exemplo, é algo que o Google e outras empresas já realizam há algum tempo. Além disso, é importante mencionar que novas tecnologias para reconhecimento facial de cidadãos já são uma realidade em algumas cidades brasileiras.
Com o avanço constante dessas tecnologias, torna-se evidente a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre o limite da utilização de dados pessoais e da inteligência artificial cada vez mais refinada no âmbito social. No entanto, somente o tempo poderá revelar as consequências e os desafios que surgirão nesse contexto.
5. Criptomoedas
O boom das criptomoedas já passou, mas ainda hoje mantém boa popularidade como alternativa ao mercado financeiro tradicional.
A crise que passamos nos impôs a reflexão sobre a nossa relação com instituições financeiras e suas agências físicas. São situações que mostram algumas vantagens da moeda digital em relação aos seus correlatos tradicionais.
Muitos afirmam que este é o futuro do dinheiro: um ambiente totalmente digital. Você concorda? Ao que tudo indica, caminhamos para isso. Das tendências para conhecer, essa é uma que ainda levanta dúvidas.
Resumindo as tendências para conhecer
Por fim, fique de olho nas tendências para conhecer que acompanham a tecnologia e as maneiras de aproveitar um cenário modificado a todo momento por usuários interconectados.
Estar antenado com as tendências e dar os passos certos neste sentido significa sobrevivência para a empresa e mais visibilidade para a marca.
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