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27 de março de 2020

Empresário de excelência e seus diferenciais para abrir a empresa

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Ter o próprio negócio significa transformar completamente a rotina, objetivos e outras áreas da vida. É um caminho repleto de oportunidades e ameaças, e as gratificações podem ser grandes. Além disso, é o caminho do empresário de excelência.

Nos dois artigos anteriores, citamos os 8 primeiros passos para quem quer abrir a própria empresa. Agora, vamos finalizar essa série de passos e, assim, deixá-lo apto para concluir este caminho. Com isso, você estará preparado para prosseguir com sucesso no processo de abertura de sua empresa.

1. Apareça para o Mundo

Depois de estruturar a empresa e definir a personalidade da marca, chega a hora de colocar sua empresa em evidência. No entanto, de nada adianta ter um produto ou serviço para venda se ninguém sabe disso. Portanto, é necessário implementar estratégias de marketing e divulgação para alcançar o público-alvo e gerar conscientização sobre sua oferta.

Por meio de um trabalho conjunto de marketing, é necessário definir os canais de venda e colocar seu produto em destaque neles. Além disso, na era do Inbound Marketing, não basta ir até o consumidor e apresentar o produto; é necessário que o consumidor venha até nós.

Para atingir os consumidores atuais, você precisa:

– Desenvolver uma Identidade visual alinhada com a sua marca e Cultura;
– Ter um site responsivo e alinhado com práticas de SEO;
– Ter presença em redes sociais importantes para a persona;
– Disponibilizar conteúdo relevante;
– E finalmente, promover o engajamento dos clientes com a marca.

Existem inúmeras ações que podem trazer visibilidade e vendas para a sua empresa. Além disso, é importante destacar que não se deve economizar no planejamento de marketing. É fundamental estar atento ao retorno do investimento, avaliando constantemente a eficácia das estratégias adotadas. Dessa forma, é possível ajustar as ações conforme necessário e maximizar os resultados alcançados.

2.   Desenvolva Relacionamentos

O relacionamento é uma condição fundamental para a construção de uma empresa sólida. É essencial ter um bom relacionamento com os colaboradores da empresa, assim como com clientes, fornecedores, comunidade e demais públicos de interesse. Além disso, o empresário de excelência entende a importância de manter bons contatos. Essas conexões são essenciais para estabelecer parcerias, obter apoio e ampliar as oportunidades de negócios.

Para cada um dos públicos, você precisa desenvolver uma estratégia que resulte em uma parceria ganha-ganha. Esta frase, embora clichê na teoria, é trabalhosa na prática. Em função disso, é comum observar trocas que são mais vantajosas para um dos lados.

Alguns pontos importantes para isso são: primeiramente, você precisa saber o que este público espera de você. Além disso, é necessário identificar as expectativas que você criou e precisa cumprir. Também é fundamental compreender o que é valor para o público-alvo e quais são os pontos sensíveis da relação. Ao analisar esses aspectos, é possível estabelecer uma conexão mais profunda e satisfatória com seu público.

Precisamos citar também a importância do networking. Além disso, networking significa desenvolver uma rede de contatos para a troca de informações e experiência. Essa rede pode ser utilizada para outras finalidades, como fortalecer a imagem profissional e encontrar oportunidades de negócios.

Para formar e desenvolver sua rede de contatos, é importante participar de grupos formados por empresários e conviver com pessoas que possam agregar valor às suas ideias e empreendimentos. Além disso, é essencial compartilhar suas ideias, inspirar confiança e estar atento aos principais debates.

Preciso buscar investimento? Até o empresário de excelência precisa de recursos

Até para o empresário de excelência é necessário obter recursos para colocar em prática suas ideias. Para buscar investidores, é preciso apresentar um plano de negócios consistente. Além disso, dificilmente alguém irá investir dinheiro e tempo sem vislumbrar um retorno deste investimento ou sem uma garantia.

Não, investidores não fazem caridade, e sim, esperam um retorno.

Caso seja necessário recorrer ao capital externo, existem algumas opções:

1. Sócio investidor

Pessoa ou empresa que irá ingressar na sociedade e participar do gerenciamento. Normalmente entra com a maior parte do capital. Caso você opte por um sócio investidor, escolha muito bem quem será, pois ele acompanhará sua gestão e pode impactar nela, de forma positiva ou negativa. 

2. Bancos

Solicitar empréstimo em banco pode ser um boa saída para angariar recursos a curto prazo. A disposição de um banco para lhe conceder um empréstimo, no entanto, vai depender do risco que seu negócio apresenta, apresentação de garantias, entre outras exigências. Atenção com a taxa de juros, que pode ser um ponto negativo na escolha do financiamento bancário.

3. Programas de incentivo

Épossível obter capital em programas promovidos pelo governo, como linhas de crédito do BNDES a microempresas, por exemplo. Para conquistá-las, você precisa estar atento aos requisitos e prazos.

4. Investidor-anjo

O chamado “anjo” é o investidor que dispõe de uma porcentagem do próprio patrimônio para viabilizar um negócio. O investidor-anjo tende a ser mais participativo na evolução da empresa, colaborando com ideias e tendências. Ele, portanto, não traz somente capital financeiro, mas intelectual. Isso mesmo! Não só de dinheiro são feitos os investidores! Na verdade, o capital intelectual pode trazer muito mais benefícios para a sua empresa do que um capital financeiro. 

Pois bem, não espere mais para tirar a sua ideia do papel. Siga os passos acima e conecte-se com o trabalhoso, mas gratificante, mundo do empreendedorismo.

Temos bastante trabalho pela frente, então, mãos à obra!

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